06/06/2012

Turmas 51 e 52

A professora Elaine está desenvolvendo um trabalho com as duas turmas de 5º ano sobre reciclagem, utilizando caixas de leite. 
O resultado final será um lindo vaso, mas até lá, várias etapas devem ser seguidas.
Abaixo podemos observar os alunos no primeiro dia de trabalho:















Quando o trabalho estiver pronto postaremos aqui o resultado final.
Parabéns à professora pela iniciativa,  em especial por não deixar passar esquecida a  semana do meio ambiente. 
São as pequenas ações que fazem a diferença no final.

01/06/2012


5 dicas para ajudar seu filho a recuperar as notas

O fim do trimestre é o momento ideal para analisar o desempenho escolar. Caso o resultado das avaliações não ande lá muito bem, a hora de agir é agora. "O risco de repetência abala qualquer família", diz a educadora Ana Lúcia Pugliese, de São Paulo. Se você deixa para cuidar desse problema só no fim do ano, pode não haver mais tempo de recuperação.

• Notas ruins podem ser causadas por pouco empenho e estudo em casa, muitas faltas ou desconcentração na escola, entre outros motivos. Veja em que caso seu filho mais se enquadra e tome a atitude mais apropriada para resolver o problema. Nunca se sinta insegura quanto à capacidade dele em aprender.

• Converse com seu filho e com os professores sobre os motivos que levaram ao mau desempenho. Muitas vezes ele pode ter perdido aulas importantes, não ter compreendido algum conceito ou não ter tido coragem de fazer perguntas na sala de aula para não se expor diante dos colegas.

• Não use sua falta de tempo como desculpa para deixar o problema para outubro ou novembro. Você não tem obrigação de ensinar os conteúdos que ele não entendeu, mas deve demonstrar, por meio de uma conversa franca, como é importante aprender.

• Analise com cuidado o material escolar do seu filho. Ele é um excelente termômetro do que está acontecendo na escola. Peça para ver provas e cadernos e depois fale com a coordenadora pedagógica e com a professora sobre os problemas dele.

• Negocie a diminuição dos momentos de lazer e o aumento dos dedicados aos estudos no segundo trimestre. Conte que isso é necessário para que no ele se saia melhor. Passeios, videogame e o tempo dedicado à internet precisam ser repensados nessa hora.

FONTE: Educar para crescer