20/09/2008

ARRUDA- 55 ANOS DE HISTÓRIA - DEPOIMENTOS


20/09/08 (Profª Catarina)
"Vou escrever algumas coisas marcantes, do meu tempo de escola Arruda Câmara. Comecei a trabalhar em março de 1978 e me aposentei em agosto de 2000. Como cheguei na escola.Morava em Santa Bárbara do Sul, me casei com AlcidesBarbosa, de Carazinho. Fui transferida em março de 1978. Em Passo Fundo me disseram que eu iria trabalhar na escola Laranjal. Quando cheguei, encontrei a Juvenira Brandelero, que já tinha sido minha colega naquela cidade.Quem me recepcionou foi a Professora Vanede. Me senti muito bem acolhida pela direção, sob o comando da D. Maria Onilde de Souza Presser.Lembro-me de que só tinha até a sétima série. E a aluna que mais marcou foi a Elena Maria Lubian, pelo capricho e dedicação.Em abril, não tenho bem certeza, iniciou o noturno...com sexta e sétima séries. Fizemos uma campanha para termos alunos na quinta, no final daquele ano. Então, em 1979 já tínhamos as quatro séries no noturno. Tenho vivo na minha memória, este tempo de Arruda Câmara.Procurei fazer bem feita a minha parte, como educadora. Me sentia à vontade para dar minhas aulas, sempre usando a criatividade. Gostava de cantar, dançar, contar causos, fazer eleições simuladas, contar piadas, fazer meditação. Trabalhávamos a teoria na sala de aula, depois íamos para a prática. Aulas que me marcaram, são tantas mas vou citar algumas. NOTURNO
1.eleição simulada para cargos públicos, nas três esferas.
2.festas organizadas pelos alunos, de toda a escola, paracomemorar o dia dos trabalhadores em educação
3.visita na fábrica de Papelão Zebu
4. filme sobre a reciclagem da água na Alemanha ( professor Wolfgang, foi o responsável).
5.eleição para Diretora da escola, a primeira, onde foi eleita uma lista tríplice, o assunto foi abordado nas aulas. A Juvenira Danielli Braandelero foi a escolhida, de uma lista com três nomes. Lembro-me que o slogan era "Muda Arruda".
6.Visitas na Câmara de Vereadores, acompanhando trabalho dos vereadores
7.Visita no CTG Alfredo D'Amore, participando da Missa Crioula, de fandangos, das rondas na SEMANA FARROUPILHA .
DIURNO ( a partir de l991)
1.Júris simulados com as sétimas e oitavas séries, nas aulas de História.
2.Fandango na sala de aula, na SEMANA FARROUPILHA.
3.Visitas na Biblioteca Pública
4.Visitas nas emissoras de rádio, com os alunos participando ao vivo
5.Visitas nas empresas do Bairro
6.Observação da natureza, erosões, córregos...
7.Visita na empresa distribuidora de calcáreo, no Bairro FEY
8.Trabalho de geografia, transformação da matéria-prima. Visita numa fábrica de sofás, no bairro Conceição.Tenho um sofá, apresentado por um aluno da quinta-série, como relíquia..ADEMIR SCHNEIDER me presenteou.
9.Aulas de EMOCI, assunto Prevenção de acidentes: no trânsito, em casa, no trabalho. Depois dos estudos íamos para o trevo da BR 285 observar como os motoristas dirigiam. Se usavam cinto de segurança.
10.Aulas na Rua, na frente da escola...na Igreja de Fátima, no tempo do PROJETO MELHORIA, do então Governador Collares e a secretária de educação Neusa Canabarro. Aulas de lutas pela DEMOCRACIA NA ESCOLA PÚBLICA, pela valorização dos trabalhadores em educação. Nossa líder era a Déspina Nicolacópolus. Com ela aprendi não ter medo de governo, nem de direção de escola...das ameaças.
11.aula de história com: concurso de caretas, teatros, mímicas, danças, piadas dramatizadas, declamações, versinhos, imitações... Sempre em parceria com os alunos, a gente combinava no início das aulas para estudarmos os conteúdos, e depois disso um tempo para as nossas artes. Até eu fui julgada pelos alunos, uma turma de oitava série, num fato de indisciplina. A coordenadora pedagógica era a colega Marinês da Rocha.
12. Aula de História, oitava série, inicio do horário de verão...Batalha Aérea...para despertar a turma, no primeiro período numa segunda-feira. Assunto SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Recursos aviãozinho de papel.
Lembrei-me de alguns momentos do nosso Arruda! Em 1984, grávida do Fabiano, e com as três meninas pequenas (Juliana 7 anos, Cristiane 4, Luciane 3), para não deixar meus alunos na mão, últimos meses de aula, levava à noite por várias vezes, as minhas três filhas pequenas. Morava na rua Passo Fundo, Bairro Fey. Atravessava o trevo. Elas não me incomodavam. Brincavam no pátio da escola. A Marli, funcionária da escola, poderá confirmar este fato.O Fabiano nasceu dia 3 de janeiro de 1985.Aqui vai, tarde, mas em tempo, meus agradecimentos à direção do noturno, que não interferia na situação. Só que não me lembro quem era a vice do noturno. Erica Vogelmann era a coordenadora pedagógica. A ESCOLA MANUEL ARRUDA CÂMARA, foi a minha segunda família. Tenho orgulho de ter tido a oportunidade de exercer minha profissão, durante 23 anos nesta conceituada escola. Trabalhei no noturno, desde o início. Me aposentei no noturno. Meus alunos,eram meus seguranças, quando ia para casa. Meu coração tem um cantinho especial, onde carrego a comunidade do ARRUDA. Nas minhas preces agradeço a DEUS, por ter me guiado, me ajudado... a ser, sempre, uma professora amiga, dos meus alunos. Nunca neguei uma ajuda quando me procuravam, no final da aula, no recreio, até mesmo na minha casa.Não fui perfeita, pois sou humana. Mas tenho a minha consciência do DEVER CUMPRIDO."(Maria Catarina Winck)

25/03/08- 19:36' Ex aluna visitou nosso blog e deixou seu comentário:
"Estudei nesta Escola no ano de 1975 a minha Professora chama-se Vitória. Lembro-me que morava na Vila Borghetti e saía de minha casa caminhava pela rua, era uma subida bem grande no final desta rua dobrava à esquerda e lá estava minha escola.Outra curiosidade, sou bisneta do 1º professor da Cidade de Carazinho, Políbio do Valle, cujo nome foi dado a uma Escola também em Carazinho. Como é bonito a gente verificar que a história é feita por nós e cada um tem sua parcela de contribuição. Parabéns a todos por esta iniciativa e mais uma Parabéns ao Arruda pelos seus 55 anos."(Ana Márcia do Valle Corrêa)
22/08/08 18:46
Adriano disse...
Parabéns a esta Escola que tenho orgulho de ter iniciado os meus estudos. Parabéns
22/08/08 18:38

08/09/08- Sr. Alceno-Presidente do CPM

"RELATO SOBRE A MINHA PARTICIPAÇÃO JUNTO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANUEL ARRUDA CÂMARA.

QUANDO SE COMPLETAM 55 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE MUITA LUTA E SUCESSO, NÃO PODERIA DEIXAR DE EXTERNAR OS MEUS AGRADECIMENTOS, EM ESPECIAL, A TODA A COMUNIDADE ESTUDANTIL QUE FAZ PARTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANUEL ARRUDA CÂMARA, ONDE A MINHA PARTICIPAÇÃO TEM SIDO COMO UMA SIMPLES E SINGELA SOMA DE ESFORÇOS, DE DEDICAÇÃO, PERSEVERANÇA E DE COOPERAÇÃO PARA JUNTOS PODERMOS NOS FORTIFICAR E CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
POIS TODOS ESTES ESFORÇOS REALIZADOS NO DIA A DIA SÃO EXCLUSIVAMENTE COM UMA ÚNICA FINALIDADE PARA QUE OS NOSSOS FILHOS, QUE HOJE DESFRUTAM DOS APRENDIZADOS DESTE IMPORTANTE EDUCANDÁRIO , TENHAM UM FUTURO MELHOR E MAIS PROMISSOR. "
ALCENO JOSE SILVEIRA(Presidente do CPM da Escola) 08/09/08

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a minha escola querida, onde passei todo o ensino fundamental, que na época era primeiro grau. Lembranças são muitas mas principalmente que nossas professoras não se limitavam a nos passar conteúdos e sim lições para a vida. Parabéns Arruda!!!
Liniere Silva