Formação de professoras - UCA


FORMAÇÃO PROJETO UCA


ENCONTRO DE FORMAÇÃO OUTUBRO DE 2012

ESTRUTURA DA OFICINA
Carga Horária: 4 horas presenciais / 4 horas EAD
Data: 23/10/2012
Horário: 17h e 30min às 21h e 30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
               Andrea (EEEF Manuel Arruda Câmara)           
Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara

Roteiro de trabalho:

1 – Assistir a uma parte do vídeo “Educação proibida”. Refletir sobre o mesmo.

2 – Acessar o ambiente e-proinfo, turma, módulo IV. Rever a interface do módulo e fazer o estudo do eixo 2 – currículo.

3 – Apresentar Power point com algumas considerações sobre currículo.      Ouvir a reflexão da Prof. Léa (podcast),  sobre currículo e tecnologia, refletir e, após, acessar o fórum (cultura digital e currículo) e realizar a atividade proposta.

4 – Apresentar o segundo fórum – Projetos de Aprendizagem: compartilhando experiências. Solicitar que as professoras realizem a atividade proposta.

5 – Assistir ao vídeo do professor Pacheco.

6 – Atividade EAD:
 Realizar o estudo do eixo 3 – tecnologia. 
Fazer apontamentos das partes que julgar mais interessante.
Compartilhar no portfólio, selecionando a opção de visibilidade para todos os usuários da turma e marcar o item disponibilizar envio de comentários.

























ENCONTRO DE FORMAÇÃO JULHO DE 2012

ESTRUTURA DA OFICINA
Carga Horária: 8 horas presenciais
Data: 13/07/2012
Horário: 7h e 45min às 11h e 45min
          13h e 30min às 17h e 30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
               Andrea (NTE)           
Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro de trabalho:

1 – Explicar o roteiro de trabalho para o dia.

2 – Apresentar o vídeo disponível no ambiente e-proinfo (Paulo Freire e Papert).

3 – Iniciar o módulo IV – exploração do ambiente e-proinfo.

4 – Apresentar Power point sobre o material “Como se trabalha com projetos”.

5 – Visitar o site do Projeto Amora – visualizar exemplos de projetos de aprendizagem.

6 – Acessar e-proinfo: inserir uma anotação no seu diário sobre: “Qual minha expectativa em relação ao trabalho com projetos de aprendizagem”.

7 – Leitura e reflexão: “Projeto: uma nova cultura de aprendizagem” (material disponível no módulo IV).

8 – Retomar o google docs que foi iniciado na última formação.

9 – Planejamento do projeto para o segundo semestre. Retomar as idéias principais e reunir os grupos. Após a elaboração do roteiro para os alunos, fazer a postagem no blog da turma onde será desenvolvido o projeto, salvando como rascunho.

10 – Tutorial PBworks.


























ENCONTRO DE FORMAÇÃO - JUNHO/2012

ESTRUTURA DA OFICINA
Carga Horária: 4 horas presenciais
Data: 19/06/2012
Horário: 17h e 30min às 21h e 30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
               Andrea (NTE)           
Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara 

Roteiro de trabalho:

1 – Acessar o ambiente colaborativo de aprendizagem E-Proinfo – entrar na turma do módulo III – visualizar módulo.
- Acessar o item “Experiências” – Projetos de aprendizagem – fazer a leitura e reflexão com o grupo.
-  Acessar alguns links para visualizar experiências de projetos.
- Mostrar o item “Saiba mais” – subsídios sobre projetos de aprendizagem.

2 – Mostrar alguns exemplos de  escrita colaborativa (PBworks- turma 60 e Google docs). Lembrar que para utilizar o Google docs é necessário ter uma conta do gmail.
Apresentar um Google docs onde vai ficar disponível para as professoras compartilharem experiências, sugestões e comentários sobre as formações da escola e as formações do projeto da UPF.

3- Formar pequenos grupos por áreas do conhecimento (para séries finais) e por turmas (para as séries iniciais).

SEQUÊNCIA DO TRABALHO EM GRUPO:
1º ) Elaborar um roteiro para trabalhar com os alunos, buscando investigar os  interesses da turma. Este roteiro tem o objetivo de levar o aluno a pensar num tema de seu interesse, envolvendo as disciplinas que serão trabalhadas juntas, elaborando uma questão que será o fio-condutor para  desenvolver um projeto de aprendizagem.
2º ) Postar o roteiro criado, no blog da turma onde irá ser desenvolvido o projeto.
3º ) Utilizar um recurso de escrita colaborativa, espaço onde os alunos irão responder às questões referente ao roteiro para o desenvolvimento do projeto.
4º ) Pensar estratégias para lançar o projeto na turma.

4. Atividade EAD – trabalho no Google docs.



ENCONTRO DE FORMAÇÃO - MAIO/2012


ESTRUTURA DA OFICINA

Carga Horária: 4 horas presenciais

Data: 02/05/2012

Horário: 17h e 30min às 21h e 30min

Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)

                    Andrea (NTE)

Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara


Roteiro de trabalho:

1 - Ambiente E-Proinfo - exploração do módulo III:

- Localizar as atividades (mostrar o fórum e localizar o texto).

- Acessar o módulo - item “Experiências” (mostrar o conteúdo que deve ser estudado).

- Acessar alguns “Desafios” (+ ou – 10 min).


2 - No espaço da turma - item “Atividades” – localizar e acessar o link do vídeo sobre Bullying.

O vídeo citado nesta tarefa foi retirado do blog: http://rafaelnink.com

Site oficial: http://www.maryandmax.com/

- Debate sobre a atividade proposta (ver o que os professores trouxeram de registros).


3- Apresentação do tutorial sobre o Toondoo; criação do cadastro pessoal das profes e elaboração de historinhas curtas (processo de criar e salvar).


4 – Lembrar as profes de atualizar os blogs, postar comentários e incentivar os alunos a fazer uso dos mesmos, deixando comentários.


5- Compartilhar situações positivas de aprendizado dos alunos envolvendo os laptops. Há projetos que podem se tornar interdisciplinares ou acontecer envolvendo várias turmas?


6-Explorar o Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) nas seções Blogs e Links e pesquisar um blog ou site pedagógico que pode ser usado na sua aula. Compartilhar os resultados com as colegas.





ENCONTRO DE FORMAÇÃO - OUTUBRO

ESTRUTURA DA OFICINA

Carga Horária: 6h (4 h presenciais + 2 h EAD)

Data: 27/10/2011

Horário: 13h e 30min às 17h e 30min

Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
                   Andrea (NTE)
                   Gelsi (EEEF Manuel Arruda Câmara)
                   Isabel (EEEF Manuel Arruda Câmara)

Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara

Roteiro de trabalho:
- Apresentar e explorar a nova interface do E-Proinfo.
- Entrar no módulo III:
- Percorrer o módulo III (seguindo as setas) – Itens: Apresentação e Idéias.
- Realizar as atividades propostas.
- Acessar hiperlinks.
- Assistir os vídeos.
- Retomar Kword (com a realização da atividade proposta no módulo).
- Relato no Portfólio e blogs.
- Apresentação de projetos elaborados no PBWorks que aparecem no módulo.
- Apresentar a ferramenta de colaboração PBWorks (cadastrar usuários).
- Atividade EAD: leitura de textos que serão base para fórum a ser criado (2h)
(OBS: Os textos utilizados serão retirados da seção Para Saber Mais do Módulo III, sendo os seguintes: Qual é a Questão?; O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos).

ENCONTRO DE FORMAÇÃO - AGOSTO 2011

Estrutura da Oficina:
Carga Horária: 6h (4h presenciais  + 2h EAD)

Data: 31/08/2011
Horário:  Manhã: 7h e 45min às 11h e 45min

Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara)
                    Andrea (NTE)
                    Gelsi (EEEF Arruda Câmara)
                    Isabel (EEEF Arruda Câmara)

Público Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara.


Roteiro de trabalho:


- Avaliação da primeira atividade do Projeto Viver e Conviver Bem, desenvolvida no dia 26/08.

- Planejamento da próxima atividade do projeto.

- Videoconferência  (ver como está o andamento do trabalho com a turma 81).

- Cadastro no Portal do Professor (para os professores que ainda não fizeram).


- Ambiente e-proinfo:
         - Ver material de apoio para navegar no ambiente (está disponível no portfólio da Andréa).
         - Entrar nos fóruns disponíveis – postar comentários.
         - Colocar o endereço do seu blog no portfólio.
         - Verificar atividade EAD proposta na formação anterior (referente ao diário).


- Trabalhando nos blogs:
         - Inserir links, imagens e vídeos (tutorial no e-proinfo).
         - Explorar aplicativos e configurações (alterar modelo do blog, editar perfil, trocar cor da letra...).
         - Visitar os blogs das colegas e das turmas da escola, deixando comentários.


- Atividade EAD:
         Planejar uma aula específica para uma das turmas com que você trabalha.
Postar no blog desta turma o roteiro da aula planejada, descrevendo todos os passos que serão desenvolvidos e todas as tarefas que os alunos devem executar.
Incentivar os alunos para que visitem os blogs e deixem comentários.




ENCONTRO DE FORMAÇÃO - AGOSTO - 2011

Estrutura da Oficina:
Carga Horária: 6h (4h presenciais  + 2h EAD)

Data: 16/08/2011
Horário:  Manhã: 7h45min – 11h45min

Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara)
                    Andrea (NTE)
                    Gelsi (EEEF Arruda Câmara)
                    Isabel (EEEF Arruda Câmara)

Público Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara.


Roteiro de trabalho:


- Organizar o cronograma de execução do projeto que foi elaborado no último encontro de formação.

- Entrar no ambiente do e-proinfo:
         - Selecionar a  turma referente ao módulo II;
         - Clicar sobre “visualizar módulo” – clicar sobre o ícone “material de apoio” – selecionar a opção UCA – dicas do UCA – na parte superior selecionar “Redes e Internet”.
         - Ler as dicas referente a este item e testar o modo de compartilhamento (P2P).
         OBS.: Neste momento o objetivo é tentar fazer uso do programa Pidgin.
         - Após a conclusão desta etapa, fechar a visualização do módulo e entrar em “Atividades” para visualizar a tarefa que deve ser realizada EAD.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
         - No seu blog, fazer uma postagem relatando alguma atividade que você já desenvolveu ou está desenvolvendo em relação ao uso dos laptops em sala de aula
         - Ainda no blog, inserir o link do blog da Escola (arrudacamara.blogspot.com) e do projeto UCA (ucars.blogspot.com).
         - No ambiente do e-proinfo, inserir uma anotação em seu diário   sobre quais as dificuldades que surgiram durante a realização desta atividade, ou os progressos que já obtiveram quanto ao uso do ambiente do e-proinfo e à utilização dos recursos apresentados durante a formação.





DESCRIÇÃO DO PROJETO ELABORADO DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:


E.E.E.F. Manuel Arruda Câmara - Projeto Viver e Conviver Bem



Tema: Boa convivência na Escola

Objetivo Geral: Incentivar atitudes de respeito e boa convivência entre todos na escola.

Público alvo: todos os alunos de 5ª a 8ª séries.

Desenvolvimento:

1º Momento: Apresentação de um grupo de teatro abordando o tema bullying.

2º Momento: Criação dos blogs das turmas, fazendo a postagem das primeiras atividades a serem realizadas.

Descrição das atividades:

1) Cada aluno deverá criar uma pasta específica para o desenvolvimento do projeto. Após, os alunos serão incentivados a fazer um registro (utilizando o processador de textos – kword) de suas “certezas provisórias” e “dúvidas temporárias” sobre “bullying e ciberbullying” ( poderão fazer uso ou não da internet).

2) Fazer uma busca na internet procurando mensagens para serem lidas no início das aulas.

3º Momento: Divulgação dos blogs para cada turma e realização da primeira atividade.

4º Momento: Pesquisa de músicas pertinentes ao assunto ( paz, harmonia, respeito, solidariedade, cooperação, ...)

Pesquisa de fábulas que expressem os valores citados acima.

5º Momento: Criação de email para os alunos que ainda não possuem.

6º Momento: Estabelecer troca de experiências, durante as aulas, utilizando email ou mensageiro instantâneo (disponível no laptop educacional).

Sugerir a criação de blogs pelos alunos.

7º Momento: Palestra abordando as consequências da prática do cyberbullying.

8º Momento: Jogos de voleibol, colocando em prática os valores trabalhos, proporcionando socialização entre todos os alunos.

9º Momento: Criar uma maneira de expressar as aprendizagens adquiridas, como por exemplo:

- poesia

- teatros

- power point

- paródias

- movie maker

- mapas conceituas

- apresentação de fábulas ( fantoches, dramatização, expressar oralmente)

- apresentação das músicas pesquisada

- danças

10º Momento: Apresentação das criações dos alunos.


OBS.: O projeto terá início no segundo semestre do ano letivo (mês de agosto).

O cronograma para definir as datas de realização das etapas será elaborado no próximo encontro de formação.



Estrutura da Oficina - 2011


Carga Horária: 20h (16h presenciais + 4h EAD)

Data: 18/07/2011 e 19/07/11

Horário: Manhã: 7h45min – 11h45min e Tarde: 13h30min – 17h30min

Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara); Andrea (NTE); Gelsi (EEEF Arruda Câmara)


Roteiro de trabalho:

Dia 18/07/2011

Manhã: 7h45min – 11h45min Tarde: 13h30min – 17h30min

1- Mensagem de motivação e reflexão: “Boca e Forno” – de Rubem Alves

2- Trabalhar com os “problemas mais comuns na utilização do laptop e dificuldades com o sistema operacional Linux Metasys

3- Iniciar o módulo II com o grupo de professores: assistir o vídeo de apresentação;

4- Percorrer os itens do módulo II:

4.1- Entrar na cidade dos e-mails

* Parada 1- percorrer as três páginas e marcar qual sua situação em relação ao G-mail;

* Parada 2- ir para o site do Gmail, realizando a atividade proposta no módulo;

* Parada 4- Realizar atividade proposta

* Parada 5- reflexão sobre o uso pedagógico do e-mail e listas de discussão (abordar Netiqueta; assistir e debater o vídeo; ler o item que remete às práticas educativas)

4.2- Entrar na cidade dos blogs

* Parada 1- percorrer as 3 páginas e visitar três blogs sugeridos

* Parada 2 – criar blog (seguindo passo a passo apresentado no data-show)

OBS: professoras que já possuem blog, seguirão direto para a Parada 3, fazendo postagens

* Paradas 4 e 5 serão realizadas como atividades EAD

5- Visualizar a atividade proposta referente à ferramenta de comunicação bate-papo no E-Proinfo:

*Entrar no item Conteúdo - Atividade

6- Fazer postagem no fórum (1ª atividade - módulo II)

*Entrar no item Comunicação - Fórum



Dia 19/07/2011


Manhã: 7h45min – 11h45min Tarde: 13h30min – 17h30min
1- Mensagem de motivação e reflexão: “Geração Y”

2- Embasamento teórico sobre projetos de aprendizagem: leitura e debate de texto previamente preparado

3- Apresentar o conceito e possibilidade de uso dos mapas conceituais no desenvolvimento dos projetos

4- Projeto de aprendizagem: Organizar as professoras em grupos por área de conhecimento e elaborar um projeto de acordo com seus interesses e/ou curiosidades, envolvendo mídias e tecnologias.
OBS: O objetivo dessa atividade é proporcionar uma experiência sobre projetos de aprendizagem e despertar o interesse do corpo docente para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem com seus alunos.

5- Entregar e apresentar os projetos elaborados.


 
PROJETO UCA - FORMAÇÕES 2010

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop

-Entrega dos laptops aos professores
-Apresentação de PowerPoint: Projeto UCA
-Explorando o laptop
-Apresentação de Powerpoint: Tela inicial
-Tarefas: uso da câmera > foto > visualizar
- Kword > tarefas de digitação
- Opções de display >como usar
- Uso do mouse
- Criação de pastas
-  Cadastro E-Proinfo (passo a passo no data-show)
-  Questionário Sondandagem


PROJETO UCA

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo

- Apresentação de vídeo
- Exploração do ambiente E-Proinfo
- Diário (E-proinfo)
- Tarefas de exploração do computador:
- Educasyst > Ferramentas de aprendizagem > Digitação para crianças
- Matemática > Jogo da matemática
-Aplicações gráficas > KolourPaint > trabalhar imagens
-Ferramentas de produtividade > KPresenter

PROJETO UCA

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo

- Mensagem: Feliz Metade do Ano
- Dia do Estudante
-Livros de literatura infantil: resumo das histórias e o que trabalhar com cada um, dentro das disciplinas;
-Formação do Projeto Uca: ler e discutir resumo sobre exploração do laptop;
- Entrar no fórum da turma do Arruda, comentar, colocar mensagens novas...

PROJETO UCA

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo


- Mensagem inicial (Educação e Vida)
-Estudo Manual E-Proinfo (datashow)
-Início da Webquest
-Realização das tarefas no ambiente E-Proinfo (criação de pasta e texto no Kword)
- Apresentação sobre webquest (ppt)
-Exploração do laptop (programas do edusyst e jogos – como usá-los em aula= sugestões do grupo)
-Explicações das tarefas EAD
-Vídeo Alunos digitais


PROJETO UCA

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo

- Mensagem inicial: clipe no pendrive > abrir e assistir > configurar som/ volume > nos grupos da última aula > salvar no laptop
-  Mensagem para debates: Vídeo Educação Digital
- Retomada das atividades da temática 1 (apresentações de no máximo 10 min sobre Linux; Arquivos e pastas; KOffice; Kword; KPresenter)
- Apresentação Luciana de Abreu (ppt NTMs)
- Atividades no ambiente E-Proinfo (criar pasta e fazer registro no diário; texto no Kword; Arquivo ou link no Portfolio; memória da formação e sugestões para as próximas aulas no diário
- Apresentação do PowerPoint Reunião NTMs
- Mensagem final – Clipe O Aluno da era digital


PROJETO UCA

Atividade: Formação dos Professores

Local: Escola Arruda Câmara

Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo

- Mensagem inicial para reflexão: vídeo Tecnologia e Metodologia
- Debate sobre o vídeo
- Fechamento com o vídeo: Educação Digital
- Entregar questões do fórum = cada profe deve responder a uma pergunta e fazer postagem
- Criar uma pasta no laptop = fazer registro das formações > salvar na pasta e fazer registro no Diário
- Inserir um arquivo ou link no portfólio
- Apresentação Luciana de Abreu e experiências de outras escolas (projetos piloto)
- Comentários sobre a utilização dos laptops em sala de aula
- Explorar os programas Tux Paint e KolourPaint
- Atividades no Tux Paint (Metasys >Aplicativos > Edusyst > Arte e música > Pintura Digital: Tux Paint)
- Explorar o programa Tux Paint;
- No editor de texto KWord, faça considerações sobre o uso do Tux Paint para sua vida profissional ( Quais as dificuldades encontradas na utilização deste Programa? Como este programa pode ser incluído na sua disciplina?)
- Explorar o KolourPaint: Atividades no KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura: Kolourpaint)
- Busque na Internet 2 imagens com falta de elementos para colorir e salve na sua pasta.
- Acesse o Programa KolourPaint e abrir arquivo, para inserir a imagem e os elementos necessários para completá-la. Agora pinte-a.
-  Busque na Internet um cartão com mensagem e salve na sua pasta individual.
-    Acesse Programa KolourPaint e abrir arquivo, para inserir a imagem, fazendo alterações no texto, criando um texto personalizado. A seguir, abra o seu e-mail e envie este cartão.
- Planejamento de atividades
- Tempo livre para sanar dúvidas e dificuldades quanto ao uso do laptop