FORMAÇÃO
PROJETO UCA
ENCONTRO DE FORMAÇÃO OUTUBRO DE 2012
ESTRUTURA
DA OFICINA
Carga Horária: 4 horas presenciais / 4
horas EAD
Data:
23/10/2012
Horário:
17h e 30min às 21h e 30min
Formadoras:
Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Andrea (EEEF Manuel Arruda
Câmara)
Público-Alvo:
Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro
de trabalho:
1
– Assistir a uma parte do
vídeo “Educação proibida”. Refletir sobre o mesmo.
2
– Acessar o ambiente
e-proinfo, turma, módulo IV. Rever a interface do módulo e fazer o estudo do
eixo 2 – currículo.
3
– Apresentar Power point
com algumas considerações sobre currículo.
Ouvir a reflexão da Prof. Léa (podcast),
sobre currículo e tecnologia, refletir e, após, acessar o fórum (cultura
digital e currículo) e realizar a atividade proposta.
4
– Apresentar o segundo
fórum – Projetos de Aprendizagem: compartilhando experiências. Solicitar que as
professoras realizem a atividade proposta.
5
– Assistir ao vídeo do
professor Pacheco.
6
– Atividade EAD:
Realizar o estudo do eixo 3 – tecnologia.
Fazer apontamentos das partes que julgar
mais interessante.
Compartilhar no portfólio, selecionando a
opção de visibilidade para todos os usuários da turma e marcar o item
disponibilizar envio de comentários.
ESTRUTURA
DA OFICINA
Carga Horária: 8 horas presenciais
Data:
13/07/2012
Horário:
7h e 45min às 11h e 45min
13h e 30min às 17h e 30min
Formadoras:
Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Público-Alvo:
Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro
de trabalho:
1 – Explicar o roteiro de trabalho para o
dia.
2 – Apresentar o vídeo disponível no
ambiente e-proinfo (Paulo Freire e Papert).
3 – Iniciar o módulo IV – exploração do
ambiente e-proinfo.
4
– Apresentar Power point sobre o material “Como se trabalha com projetos”.
5
– Visitar o site do Projeto Amora – visualizar exemplos de projetos de
aprendizagem.
6
– Acessar e-proinfo: inserir uma anotação no seu diário sobre: “Qual minha
expectativa em relação ao trabalho com projetos de aprendizagem”.
7
– Leitura e reflexão: “Projeto: uma nova cultura de aprendizagem” (material
disponível no módulo IV).
8
– Retomar o google docs que foi iniciado na última formação.
9
– Planejamento do projeto para o segundo semestre. Retomar as idéias principais
e reunir os grupos. Após a elaboração do roteiro para os alunos, fazer a
postagem no blog da turma onde será desenvolvido o projeto, salvando como
rascunho.
10
– Tutorial PBworks.
ESTRUTURA
DA OFICINA
Carga Horária: 4 horas presenciais
Data:
19/06/2012
Horário:
17h e 30min às 21h e 30min
Formadoras:
Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Público-Alvo:
Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro
de trabalho:
1 – Acessar o ambiente colaborativo de
aprendizagem E-Proinfo – entrar na turma do módulo III – visualizar módulo.
- Acessar o item “Experiências” – Projetos
de aprendizagem – fazer a leitura e reflexão com o grupo.
- Acessar
alguns links para visualizar experiências de projetos.
- Mostrar o item “Saiba mais” – subsídios
sobre projetos de aprendizagem.
2 – Mostrar alguns exemplos de escrita colaborativa (PBworks- turma 60 e
Google docs). Lembrar que para utilizar o Google docs é necessário ter uma
conta do gmail.
Apresentar um Google docs onde vai ficar
disponível para as professoras compartilharem experiências, sugestões e
comentários sobre as formações da escola e as formações do projeto da UPF.
3-
Formar pequenos grupos por áreas do conhecimento (para séries finais) e por
turmas (para as séries iniciais).
SEQUÊNCIA DO TRABALHO EM
GRUPO:
1º ) Elaborar um roteiro para
trabalhar com os alunos, buscando investigar os
interesses da turma. Este roteiro tem o objetivo de levar o aluno a
pensar num tema de seu interesse, envolvendo as disciplinas que serão
trabalhadas juntas, elaborando uma questão que será o fio-condutor para desenvolver um projeto de aprendizagem.
2º ) Postar o roteiro criado,
no blog da turma onde irá ser desenvolvido o projeto.
3º ) Utilizar um recurso de
escrita colaborativa, espaço onde os alunos irão responder às questões
referente ao roteiro para o desenvolvimento do projeto.
4º ) Pensar estratégias para
lançar o projeto na turma.
4.
Atividade EAD – trabalho no Google docs.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO - MAIO/2012
ESTRUTURA DA OFICINA
Carga Horária: 4 horas presenciais
Horário: 17h e 30min às 21h e 30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro de trabalho:
1 - Ambiente E-Proinfo - exploração do módulo III:
- Localizar as atividades (mostrar o fórum e localizar o texto).
- Acessar o módulo - item “Experiências” (mostrar o conteúdo que deve ser estudado).
- Acessar alguns “Desafios” (+ ou – 10 min).
2 - No espaço da turma - item “Atividades” – localizar e acessar o link do vídeo sobre Bullying.
O vídeo citado nesta tarefa foi retirado do blog: http://rafaelnink.com
Site oficial: http://www.maryandmax.com/
- Debate sobre a atividade proposta (ver o que os professores trouxeram de registros).
3- Apresentação do tutorial sobre o Toondoo; criação do cadastro pessoal das profes e elaboração de historinhas curtas (processo de criar e salvar).
4 – Lembrar as profes de atualizar os blogs, postar comentários e incentivar os alunos a fazer uso dos mesmos, deixando comentários.
5- Compartilhar situações positivas de aprendizado dos alunos envolvendo os laptops. Há projetos que podem se tornar interdisciplinares ou acontecer envolvendo várias turmas?
6-Explorar o Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) nas seções Blogs e Links e pesquisar um blog ou site pedagógico que pode ser usado na sua aula. Compartilhar os resultados com as colegas.
ESTRUTURA DA OFICINA
Carga Horária: 6h (4 h presenciais + 2 h EAD)
Data: 27/10/2011
Horário: 13h e 30min às 17h e 30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Gelsi (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Isabel (EEEF Manuel Arruda Câmara)
Público-Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara
Roteiro de trabalho:
- Apresentar e explorar a nova interface do E-Proinfo.
- Entrar no módulo III:
- Percorrer o módulo III (seguindo as setas) – Itens: Apresentação e Idéias.
- Realizar as atividades propostas.
- Acessar hiperlinks.
- Assistir os vídeos.
- Retomar Kword (com a realização da atividade proposta no módulo).
- Relato no Portfólio e blogs.
- Apresentação de projetos elaborados no PBWorks que aparecem no módulo.
- Apresentar a ferramenta de colaboração PBWorks (cadastrar usuários).
- Atividade EAD: leitura de textos que serão base para fórum a ser criado (2h)
(OBS: Os textos utilizados serão retirados da seção Para Saber Mais do Módulo III, sendo os seguintes: Qual é a Questão?; O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos).
ENCONTRO DE FORMAÇÃO - AGOSTO 2011
Estrutura da Oficina:
Carga Horária: 6h (4h presenciais + 2h EAD)
Data: 31/08/2011
Horário: Manhã: 7h e 45min às 11h e 45min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Gelsi (EEEF Arruda Câmara)
Isabel (EEEF Arruda Câmara)
Público Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara.
Roteiro de trabalho:
- Avaliação da primeira atividade do Projeto Viver e Conviver Bem, desenvolvida no dia 26/08.
- Planejamento da próxima atividade do projeto.
- Videoconferência (ver como está o andamento do trabalho com a turma 81).
- Cadastro no Portal do Professor (para os professores que ainda não fizeram).
- Ambiente e-proinfo:
- Ver material de apoio para navegar no ambiente (está disponível no portfólio da Andréa).
- Entrar nos fóruns disponíveis – postar comentários.
- Colocar o endereço do seu blog no portfólio.
- Verificar atividade EAD proposta na formação anterior (referente ao diário).
- Trabalhando nos blogs:
- Inserir links, imagens e vídeos (tutorial no e-proinfo).
- Explorar aplicativos e configurações (alterar modelo do blog, editar perfil, trocar cor da letra...).
- Visitar os blogs das colegas e das turmas da escola, deixando comentários.
- Atividade EAD:
Planejar uma aula específica para uma das turmas com que você trabalha.
Postar no blog desta turma o roteiro da aula planejada, descrevendo todos os passos que serão desenvolvidos e todas as tarefas que os alunos devem executar.
Incentivar os alunos para que visitem os blogs e deixem comentários.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO - AGOSTO - 2011
Estrutura da Oficina:
Carga Horária: 6h (4h presenciais + 2h EAD)
Data: 16/08/2011
Horário: Manhã: 7h45min – 11h45min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara)
Andrea (NTE)
Gelsi (EEEF Arruda Câmara)
Isabel (EEEF Arruda Câmara)
Público Alvo: Professores da EEEF Manuel Arruda Câmara.
Roteiro de trabalho:
- Organizar o cronograma de execução do projeto que foi elaborado no último encontro de formação.
- Entrar no ambiente do e-proinfo:
- Selecionar a turma referente ao módulo II;
- Clicar sobre “visualizar módulo” – clicar sobre o ícone “material de apoio” – selecionar a opção UCA – dicas do UCA – na parte superior selecionar “Redes e Internet”.
- Ler as dicas referente a este item e testar o modo de compartilhamento (P2P).
OBS.: Neste momento o objetivo é tentar fazer uso do programa Pidgin.
- Após a conclusão desta etapa, fechar a visualização do módulo e entrar em “Atividades” para visualizar a tarefa que deve ser realizada EAD.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- No seu blog, fazer uma postagem relatando alguma atividade que você já desenvolveu ou está desenvolvendo em relação ao uso dos laptops em sala de aula
- Ainda no blog, inserir o link do blog da Escola (arrudacamara.blogspot.com) e do projeto UCA (ucars.blogspot.com).
- No ambiente do e-proinfo, inserir uma anotação em seu diário sobre quais as dificuldades que surgiram durante a realização desta atividade, ou os progressos que já obtiveram quanto ao uso do ambiente do e-proinfo e à utilização dos recursos apresentados durante a formação.
DESCRIÇÃO DO PROJETO ELABORADO DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
E.E.E.F. Manuel Arruda Câmara - Projeto Viver e Conviver Bem
Tema: Boa convivência na Escola
Objetivo Geral: Incentivar atitudes de respeito e boa convivência entre todos na escola.
Público alvo: todos os alunos de 5ª a 8ª séries.
Desenvolvimento:
1º Momento: Apresentação de um grupo de teatro abordando o tema bullying.
2º Momento: Criação dos blogs das turmas, fazendo a postagem das primeiras atividades a serem realizadas.
Descrição das atividades:
1) Cada aluno deverá criar uma pasta específica para o desenvolvimento do projeto. Após, os alunos serão incentivados a fazer um registro (utilizando o processador de textos – kword) de suas “certezas provisórias” e “dúvidas temporárias” sobre “bullying e ciberbullying” ( poderão fazer uso ou não da internet).
2) Fazer uma busca na internet procurando mensagens para serem lidas no início das aulas.
3º Momento: Divulgação dos blogs para cada turma e realização da primeira atividade.
4º Momento: Pesquisa de músicas pertinentes ao assunto ( paz, harmonia, respeito, solidariedade, cooperação, ...)
Pesquisa de fábulas que expressem os valores citados acima.
5º Momento: Criação de email para os alunos que ainda não possuem.
6º Momento: Estabelecer troca de experiências, durante as aulas, utilizando email ou mensageiro instantâneo (disponível no laptop educacional).
Sugerir a criação de blogs pelos alunos.
7º Momento: Palestra abordando as consequências da prática do cyberbullying.
8º Momento: Jogos de voleibol, colocando em prática os valores trabalhos, proporcionando socialização entre todos os alunos.
9º Momento: Criar uma maneira de expressar as aprendizagens adquiridas, como por exemplo:
- poesia
- teatros
- power point
- paródias
- movie maker
- mapas conceituas
- apresentação de fábulas ( fantoches, dramatização, expressar oralmente)
- apresentação das músicas pesquisada
- danças
10º Momento: Apresentação das criações dos alunos.
OBS.: O projeto terá início no segundo semestre do ano letivo (mês de agosto).
O cronograma para definir as datas de realização das etapas será elaborado no próximo encontro de formação.
Estrutura da Oficina - 2011
Carga Horária: 20h (16h presenciais + 4h EAD)
Data: 18/07/2011 e 19/07/11
Horário: Manhã: 7h45min – 11h45min e Tarde: 13h30min – 17h30min
Formadoras: Ana Rúbia (EEEF Arruda Câmara); Andrea (NTE); Gelsi (EEEF Arruda Câmara)
Roteiro de trabalho:
Dia 18/07/2011
Manhã: 7h45min – 11h45min Tarde: 13h30min – 17h30min
1- Mensagem de motivação e reflexão: “Boca e Forno” – de Rubem Alves
2- Trabalhar com os “problemas mais comuns na utilização do laptop e dificuldades com o sistema operacional Linux Metasys
3- Iniciar o módulo II com o grupo de professores: assistir o vídeo de apresentação;
4- Percorrer os itens do módulo II:
4.1- Entrar na cidade dos e-mails
* Parada 1- percorrer as três páginas e marcar qual sua situação em relação ao G-mail;
* Parada 2- ir para o site do Gmail, realizando a atividade proposta no módulo;
* Parada 4- Realizar atividade proposta
* Parada 5- reflexão sobre o uso pedagógico do e-mail e listas de discussão (abordar Netiqueta; assistir e debater o vídeo; ler o item que remete às práticas educativas)
4.2- Entrar na cidade dos blogs
* Parada 1- percorrer as 3 páginas e visitar três blogs sugeridos
* Parada 2 – criar blog (seguindo passo a passo apresentado no data-show)
OBS: professoras que já possuem blog, seguirão direto para a Parada 3, fazendo postagens
* Paradas 4 e 5 serão realizadas como atividades EAD
5- Visualizar a atividade proposta referente à ferramenta de comunicação bate-papo no E-Proinfo:
*Entrar no item Conteúdo - Atividade
6- Fazer postagem no fórum (1ª atividade - módulo II)
*Entrar no item Comunicação - Fórum
Dia 19/07/2011
Manhã: 7h45min – 11h45min Tarde: 13h30min – 17h30min
1- Mensagem de motivação e reflexão: “Geração Y”
2- Embasamento teórico sobre projetos de aprendizagem: leitura e debate de texto previamente preparado
3- Apresentar o conceito e possibilidade de uso dos mapas conceituais no desenvolvimento dos projetos
4- Projeto de aprendizagem: Organizar as professoras em grupos por área de conhecimento e elaborar um projeto de acordo com seus interesses e/ou curiosidades, envolvendo mídias e tecnologias.
OBS: O objetivo dessa atividade é proporcionar uma experiência sobre projetos de aprendizagem e despertar o interesse do corpo docente para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem com seus alunos.
5- Entregar e apresentar os projetos elaborados.
PROJETO UCA - FORMAÇÕES 2010
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop
-Entrega dos laptops aos professores
-Apresentação de PowerPoint: Projeto UCA
-Explorando o laptop
-Apresentação de Powerpoint: Tela inicial
-Tarefas: uso da câmera > foto > visualizar
- Kword > tarefas de digitação
- Opções de display >como usar
- Uso do mouse
- Criação de pastas
- Cadastro E-Proinfo (passo a passo no data-show)
- Questionário Sondandagem
PROJETO UCA
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo
- Apresentação de vídeo
- Exploração do ambiente E-Proinfo
- Diário (E-proinfo)
- Tarefas de exploração do computador:
- Educasyst > Ferramentas de aprendizagem > Digitação para crianças
- Matemática > Jogo da matemática
-Aplicações gráficas > KolourPaint > trabalhar imagens
-Ferramentas de produtividade > KPresenter
PROJETO UCA
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo
- Mensagem: Feliz Metade do Ano
- Dia do Estudante
-Livros de literatura infantil: resumo das histórias e o que trabalhar com cada um, dentro das disciplinas;
-Formação do Projeto Uca: ler e discutir resumo sobre exploração do laptop;
- Entrar no fórum da turma do Arruda, comentar, colocar mensagens novas...
PROJETO UCA
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo
- Mensagem inicial (Educação e Vida)
-Estudo Manual E-Proinfo (datashow)
-Início da Webquest-Realização das tarefas no ambiente E-Proinfo (criação de pasta e texto no Kword)
- Apresentação sobre webquest (ppt)
-Exploração do laptop (programas do edusyst e jogos – como usá-los em aula= sugestões do grupo)
-Explicações das tarefas EAD
-Vídeo Alunos digitais
PROJETO UCA
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo
- Mensagem inicial: clipe no pendrive > abrir e assistir > configurar som/ volume > nos grupos da última aula > salvar no laptop
- Mensagem para debates: Vídeo Educação Digital
- Retomada das atividades da temática 1 (apresentações de no máximo 10 min sobre Linux; Arquivos e pastas; KOffice; Kword; KPresenter)
- Apresentação Luciana de Abreu (ppt NTMs)
- Atividades no ambiente E-Proinfo (criar pasta e fazer registro no diário; texto no Kword; Arquivo ou link no Portfolio; memória da formação e sugestões para as próximas aulas no diário
- Apresentação do PowerPoint Reunião NTMs
- Mensagem final – Clipe O Aluno da era digital
PROJETO UCA
Atividade: Formação dos Professores
Local: Escola Arruda Câmara
Tema: Explorando o Laptop e seus recursos/ Conhecendo o ambiente E-Proinfo
- Mensagem inicial para reflexão: vídeo Tecnologia e Metodologia
- Debate sobre o vídeo
- Fechamento com o vídeo: Educação Digital
- Entregar questões do fórum = cada profe deve responder a uma pergunta e fazer postagem
- Criar uma pasta no laptop = fazer registro das formações > salvar na pasta e fazer registro no Diário
- Inserir um arquivo ou link no portfólio
- Apresentação Luciana de Abreu e experiências de outras escolas (projetos piloto)
- Comentários sobre a utilização dos laptops em sala de aula
- Explorar os programas Tux Paint e KolourPaint
- Atividades no Tux Paint (Metasys >Aplicativos > Edusyst > Arte e música > Pintura Digital: Tux Paint)
- Explorar o programa Tux Paint;
- No editor de texto KWord, faça considerações sobre o uso do Tux Paint para sua vida profissional ( Quais as dificuldades encontradas na utilização deste Programa? Como este programa pode ser incluído na sua disciplina?)
- Explorar o KolourPaint: Atividades no KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura: Kolourpaint)
- Busque na Internet 2 imagens com falta de elementos para colorir e salve na sua pasta.
- Acesse o Programa KolourPaint e abrir arquivo, para inserir a imagem e os elementos necessários para completá-la. Agora pinte-a.
- Busque na Internet um cartão com mensagem e salve na sua pasta individual.
- Acesse Programa KolourPaint e abrir arquivo, para inserir a imagem, fazendo alterações no texto, criando um texto personalizado. A seguir, abra o seu e-mail e envie este cartão.
- Planejamento de atividades
- Tempo livre para sanar dúvidas e dificuldades quanto ao uso do laptop