Nos dias 29 e 30 de agosto as professoras Isabel e Andrea participaram do Seminário Binacional de Modernização Tecnológica na Educação, na cidade de Bagé. O evento tinha o intuito de mostrar a experiência uruguaia com o Projeto Ceibal, onde todas as escolas possuem tecnologia 1:1 e têm acesso a internet inclusive em espaços públicos, como praças, em todo o país. No RS, o governo estadual está implantando o Projeto Província de São Pedro, primeiramente na região de fronteira com o Uruguai e pretende estendê-lo a todo o Estado. No momento, as escolas que possuem o Projeto UCA (Um Computador por Aluno) estão passando a ser denominadas também como integrantes do Projeto Província de São Pedro.
No dia 29/08, a palestra inicial foi sobre a Tecnologia e Educação no Século XXI, ministrada por professores uruguaios. À tarde, houve uma troca de experiências entre os professores do Projeto Ceibal e técnicos da SEDUC e Procergs representando o RS. No final da tarde, Priscila Gonsales fez o lançamento do livro Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas.
Já no dia 30/08, a prof. Dra. Léa Fagundes falou sobre os paradigmas da cognição no ensino-aprendizagem. A seguir, a professora Guadalupe Lima explanou a proposta político pedagógica do ensino fundamental na rede estadual, enfatizando interdisciplinaridade, a avaliação emancipatória e a necessidade de uma pesquisa sócio-antropológica para conhecimento da realidade escolar. No final da manhã, representantes das escolas estaduais Reny da Rosa Collares (Bagé) e Oswaldo Aranha (Ijuí) relataram práticas pedagógicas com o uso dos laptops educacionais.
À tarde, houve apresentações de experiências em sala de aula do Plano Ceibal e apresentação do Gabinete Digital do Governo Tarso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário